quinta-feira, 26 de julho de 2012

Avaliação de Performance



Em algumas semanas será aplicado a avaliação de performance em todos os funcionários da FLP, que possuam mais de um mês no desempenho de suas funções. Esta avaliação, visa fornecer um feedback a cada colaborador. Mais detalhes serão fornecidos quando o processo de avaliação de desempenho passar a vigorar. Todavia, para ir adiantando o motivo de uma avaliação de performance e feedback, abaixo 10 razões dentre várias do porque a FLP adotará o processo de feedback e avaliação de performance. Os Recursos Humanos estão à disposição para diferir qualquer dúvida.



10 razões relevantes para darfeedback

Uma forte característica da personalidade humana é a pré-disposição de proferir opinião sobre seus pares. Contudo, nem sempre quem o faz possui o feeling e o preparo necessário para realizar tal ação, uma vez que quando ditas as palavras são captadas e codificadas de forma "única" por quem as recebe. A questão torna-se mais difícil ainda porque a maioria das pessoas está disposta apenas a falar e não a escutar a outra parte, ou seja, forma-se uma falsa comunicação que talvez envolva dois ou mais indivíduos. No campo organizacional, exige uma ferramenta imprescindível à saúde das empresas: o feedback - processo que permite aos profissionais conhecerem o que a organização espera deles, através de um diálogo objetivo e construtivo, geralmente ocorrido entre líder e liderado. Uma observação: feedback não deve ser confundido, em hipótese alguma, com "puxão de orelhas" e tampouco com retaliações. Confira abaixo 10 razões relevantes para dar e feedback!

1 - Quem recebe feedback do gestor, tem a oportunidade de saber se está atendendo às expectativas do gestor, dos colegas de trabalho e, consequentemente, da empresa. Não são raros os casos em que a pessoa acredita que tudo transcorre perfeitamente, mas a realidade nem sempre corresponde à sua autoavaliação.
2 - Possibilidade de identificar os pontos fortes e os que precisam ser trabalhados. Ao participar do feedback, o colaborador vai escutar de outro profissional quais as competências em que ele mais se destaca e as que necessitam receber mais atenção, serem desenvolvidas. Isso poderá, inclusive, despertar no próprio funcionário interesses por assuntos que ele considerava irrelevantes para sua carreira.
3 - Uma vez que toma ciência dos pontos que necessitam de uma atenção especial, o talento consegue a chance de trabalhar os gaps que o impedem de ter uma ascensão profissional mais rápida.
4 - feedback quando bem aplicado serve de fator motivacional para quem o recebe, uma vez que o profissional é estimulado a superar novos desafios que o farão ter uma melhor performance no dia a dia de trabalho. Muitos talentos deixam as organizações porque se sentem ameaçados pela zona de conforto e preferem ir ao encontro de outro de oportunidades que os levem ao desenvolvimento.
5 - Como todo profissional que queira galgar novos horizontes, para o talento o feedback é pode ser considerado uma chance única de desenvolvimento, de aprendizagem. Ou seja, é o momento de investir nas competências que, naquele momento, são falhas para ele.
6 - Para receber feedback, é indispensável ser um bom ouvinte. E quando se aprende a ouvir, desenvolve-se uma das competências comportamentais mais valorizadas pelo mercado. Isso porque, muitas pessoas só estão dispostas a acreditar que suas opiniões são as mais coerentes e que os demais devem seguir o que elas dizem. Falar é sem dúvida alguma muito mais fácil do que ouvir.
7 - Uma vez que a pessoa torna-se bom ouvinte, ela dá o primeiro passo para aprimorar a comunicação interpessoal junto aos seus pares. O feedback não fica restrito apenas ao desenvolvimento de uma determinada competência, mas sim de muitas que para serem trabalhadas necessitam da "sensibilidade" de quem participa desse processo.
8 - O feedback oportuniza o amadurecimento do profissional. Hoje, torna-se inconcebível a possibilidade de uma empresa investir em um talento que não esteja aberto às mudanças, e o feedback também dá essa abertura ao funcionário: sair da zona de conforto, não se contaminar pela mesmice que a rotina pode proporcionar.
9 - Quem está disposto a sair da zona de conforto, ao receber o feedback, dá a si a oportunidade que quebrar paradigmas. Vamos tomar como exemplo, um funcionário que durante muito tempo exerceu as mesmas atividades. Diante de um momento de inovação, a empresa adotou processos que ele não se adaptou como deveria, já que insiste em realizar seu trabalho "à moda antiga". Ao receber o feedback do seu gestor, esse colaborador pode rever conceitos e se dispor a adotar as novidades que chegaram ao seu dia a dia. Provavelmente, depois de um tempo seu desempenho poderá surpreender não apenas ao líder, mas também a ele próprio.
10 - Geralmente, quem aplica o feedback é o gestor. Isso faz com que o processo seja uma via de mão dupla, pois ao mesmo tempo em que oportuniza o desenvolvimento do liderado, permite que o líder também se exercite seu papel de "condutor" junto aos membros da equipe. O líder que adota o feedback em sua gestão consegue, ainda, estabelecer um bom canal de relacionamento com os liderados.

Fonte:

Você sabe se comportar no trabalho?


No convívio diário com os colegas de trabalho, é comum que as pessoas sintam-se mais à vontade e em alguns casos até se esquecem de que estão em um ambiente que "teoricamente" requer certa formalidade. O resultado é que alguns profissionais levam o "costume de casa" para a empresa e isso pode prejudicar a imagem do colaborador junto ao gestor e aos próprios pares. Confira abaixo algumas dicas sobre etiqueta profissional que podem ser adotadas por qualquer pessoa.
1. Porta aberta - Mesmo que você tenha proximidade com o colega de trabalho e a porta da sala dele esteja entreaberta, não custa dar aquela "batidinha".
2. O telefone - Ao entrar na sala, se a pessoa estiver ao telefone volte e espere alguns minutos. Pode ser que seu colega precise de um pouco de privacidade naquele momento.
3. A ligação - Quando alguém estiver ao telefone, evite falar alto e próximo à pessoa, pois do outro lado da linha pode estar até mesmo um cliente da empresa.
4. O celular - Quando seu celular tocar, o ideal é atendê-lo fora da sala. Lembre-se que toques altos e "exagerados" chamam a atenção.
5. Quebra do gelo - Expressões com: "Bom dia!", "Olá, tudo bem?", "Bom final de semana!" são sempre bem-vindas e muitas vezes quebram o gelo do ambiente.
6. Uma conversa - No ambiente de trabalho é fundamental trocar idéias com os colegas. Quando estiver em uma conversa, preste atenção, seja um bom ouvinte e olhe diretamente para a pessoa. No momento oportuno, faça suas colocações, mas não atropele o processo de comunicação de forma "bruta".
7. O pega-pega - Imagine a seguinte cena: você está na sua sala e um outro funcionário chega. Ao falar, já pega em seus ombros, dá aquelas terríveis "empurradinhas" como se estivesse em um campo de futebol. Não faça parte do clube dos "pega-pega". Mantenha uma distância razoável e evite gesticular exageradamente.
8. Qual é a música? - Para muitas pessoas, ouvir música é uma forma de relaxar e há quem adore um som agradável enquanto trabalha. Usar o fone de ouvido é perfeito para não incomodar os colegas.
9. Brincadeira tem hora - O ambiente de trabalho descontraído melhora o astral de qualquer pessoa. No entanto, cuidado para não brincar com o colega no momento errado. Se ele estiver muito concentrado em uma atividade, não o interrompa para contar uma piada, por exemplo.
10. Lixo no lixo - Como é bom trabalhar em um local limpo. Mas, isso não depende apenas do profissional responsável pela limpeza. Você precisa fazer a sua parte. Bolinhas de papel devem ir para o lixo. Se você errou o alvo, não custa pegar o papel e colocá-lo no cesto. Isso também vale para quem usa o toalete.

Redes Sociais!

Você sabia que a FLP possui perfil no Facebook?

Se não sabia, adicione e seja um seguidor, bem como forneça sugestões de como a FLP pode capitar e/ou auxiliar seus clientes atuais e vindouros através das Redes Sociais.

Novos perfis em várias outras redes sociais estão por serem criados, contamos com sua participação!

Divulgue, compartilhe e siga todos os perfis da FLP.

Indique a amigos, empresários e sua rede de contatos/Network.

Ajude nós a ficarmos mais reconhecidos e a crescermos cada vez mais em todas as áreas.

Clique no link e siga-nós!



Obs: No momento o perfil estará passando por mudanças, por isso não possui muitas atualizações.

Bom dia FLP!


Para Iniciar o Dia, Veja esse trecho de uma das palestras de Daniel Godri...é auto explicativo e excelente!
São apenas 6 minutos de um ótimo aprendizado.

Vamos ser motivados e não contaminados!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Música Ambiente

Visando Maior conforto e um ambiente de trabalho mais agradável, a FLP está pensando em colocar uma música ambiente, para que todos os colaboradores ao estar desempenhando suas funções, desfrutem de uma boa música, ficando assim mais "relax", descontraído e etc.

O que você acha? Aprovado ou não?

Qual estilo você sugere?

Possui mais algumas idéias para incrementar a nossa?

Não esqueça que a sua opinião é fundamental!


Política de Medidas Disciplinares

Você já leu o comunicado sobre a Política de Medidas Disciplinares?

Se ainda não, aqui vai...Vale lembrar que no e-mail enviado, consta como anexo a Nova Política, que é de Leitura mandatória e o Regulamento Interno FLP.

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Prezado Colaborador,

Em continuidade as mudanças internas, informamos que a partir do dia 01/08/12 estará em vigor a Política de Medidas Disciplinares, esta é a primeira Política de Recursos Humanos a vigorar, breve, novas Políticas serão apresentadas bem como sua data de vigor.

A Política de Medidas Disciplinares possui o intuito de reforçar o cumprimento do Regulamento Interno da FLP, bem como definir um conjunto de regras e procedimentos de conduta no trabalho.

É mandatório que todos leiam, tomem ciência e multipliquem as informações, assim como também passem a ser responsáveis para que sejam cumpridas.

As dúvidas poderão ser sanadas através do Departamento de RH.
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Algum comentário Sobre a Política de Medidas Disciplinares, bem como sobre o Regulamento Interno FLP?

10S

                             
Programa de Melhoria 10S!

Você recebeu os 10S em seu e-mail. Desde o dia 16/07/2012, a Cada dia um ou dois Sensos lhe eram apresentados para praticar...Como este programa dever ser PRATICADO DIARIAMENTE, aqui vai uma "lembradinha" a você de algumas Práticas simples que devem ser Sempre realizadas... Torne os 10S sua ROTINA!





Sempre procure Rever os 10S e PRATIQUE DIARIAMENTE!



Gostaríamos de sua Sincera opinião.

Você está praticando os 10S conforme estipulado?

Você notou alguma diferença após a implementação dos 10S?