No convívio diário com os colegas de
trabalho, é comum que as pessoas sintam-se mais à vontade e em alguns casos até
se esquecem de que estão em um ambiente que "teoricamente" requer
certa formalidade. O resultado é que alguns profissionais levam o "costume
de casa" para a empresa e isso pode prejudicar a imagem do colaborador
junto ao gestor e aos próprios pares. Confira abaixo algumas dicas sobre
etiqueta profissional que podem ser adotadas por qualquer pessoa.
1. Porta aberta - Mesmo que você tenha proximidade com o colega de trabalho e a porta da
sala dele esteja entreaberta, não custa dar aquela "batidinha".
2. O telefone - Ao entrar na sala, se a pessoa estiver ao telefone volte e espere alguns
minutos. Pode ser que seu colega precise de um pouco de privacidade naquele
momento.
3. A ligação - Quando alguém
estiver ao telefone, evite falar alto e próximo à pessoa, pois do outro lado da
linha pode estar até mesmo um cliente da empresa.
4. O celular - Quando seu celular tocar, o ideal é atendê-lo fora da sala. Lembre-se
que toques altos e "exagerados" chamam a atenção.
5. Quebra do gelo - Expressões com: "Bom dia!", "Olá, tudo bem?",
"Bom final de semana!" são sempre bem-vindas e muitas vezes quebram o
gelo do ambiente.
6. Uma conversa - No ambiente de trabalho é fundamental trocar idéias com os colegas.
Quando estiver em uma conversa, preste atenção, seja um bom ouvinte e olhe
diretamente para a pessoa. No momento oportuno, faça suas colocações, mas não
atropele o processo de comunicação de forma "bruta".
7. O pega-pega - Imagine a seguinte
cena: você está na sua sala e um outro funcionário chega. Ao falar, já pega em
seus ombros, dá aquelas terríveis "empurradinhas" como se estivesse
em um campo de futebol. Não faça parte do clube dos "pega-pega".
Mantenha uma distância razoável e evite gesticular exageradamente.
8. Qual é a música? - Para muitas pessoas, ouvir música é uma forma de relaxar e há quem adore
um som agradável enquanto trabalha. Usar o fone de ouvido é perfeito para não
incomodar os colegas.
9. Brincadeira tem hora - O ambiente de trabalho descontraído melhora o astral de qualquer pessoa.
No entanto, cuidado para não brincar com o colega no momento errado. Se ele
estiver muito concentrado em uma atividade, não o interrompa para contar uma
piada, por exemplo.
10. Lixo no lixo - Como é bom
trabalhar em um local limpo. Mas, isso não depende apenas do profissional
responsável pela limpeza. Você precisa fazer a sua parte. Bolinhas de papel
devem ir para o lixo. Se você errou o alvo, não custa pegar o papel e colocá-lo
no cesto. Isso também vale para quem usa o toalete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário