terça-feira, 7 de agosto de 2012

DEZ PEQUENAS COISAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA PARA MELHORAR O CLIMA DENTRO DA EMPRESA


“Professor,  o  problema  não  é  de  conhecimento.  O  que  falta  é  berço”,  disse-me  a 
empresária ao relatar os problemas que estava enfrentando em relação às pessoas em suas 
empresas. “São pequenas coisas que deveriam ter sido ensinadas em casa ou na pré-escola”, 
desabafou. Segue uma lista com algumas dicas simples que fariam uma enorme diferença para 
melhorar o clima de uma empresa: 

1.  Lembre-se  sempre  de  dizer  “com  licença”;  “por  favor”  e  “obrigado”,  mesmo  que 
alguém esteja cumprindo sua obrigação ou seja muito amigo; 
2.  Fale baixo. Ria baixo. Não seja inconveniente; 
3.  Use  o telefone  e a internet somente para assuntos de trabalho.  Evite usar  esses 
meios para assuntos particulares; 
4.  Ao tomar emprestada alguma coisa, nunca se esqueça de devolver e agradecer; 
5.  Ajude a manter limpo o ambiente de trabalho. Mantenha limpo o sanitário após o 
uso.  Cuidado  com  os  copos  e  xícaras  sujas.  Jogue  os  copinhos  de  café  no  local  apropriado. 
Arrume sua mesa de trabalho; 
6.  Respeite a fila. Mesmo que ache desnecessário respeitá-la, porque vai pegar só uma 
coisa, etc. Não queira parecer esperto; 
7.  Não fale mal dos outros. Não se envolva em fofocas. 
8.  Cuidado com as anedotas e brincadeiras pessoais, como apelidos, etc. Cuidado para 
não ofender as pessoas; 
9.  Cuide de sua imagem. Se vista sobriamente. 
Afinal você  está num ambiente de trabalho e não numa 
festa ou diversão; 
10. Controle a sua agressividade. Cuidado com a 
forma de falar e escrever. Não seja rude. 

São  coisas  simples  que  farão  uma  enorme 
diferença para que o clima de sua empresa favoreça a 
produtividade e excelência. 
Pense nisso. Boa semana e sucesso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário